Prefeitura testa projeto urbanístico que leva serviços aos bairros de Beltrão

25 de março de 2015

Mais de 30 pessoas estão atuando em diversas frentes de trabalho num projeto piloto da Prefeitura de Francisco Beltrão para melhorar o aspecto urbanístico dos bairros da cidade. O projeto iniciou em uma fase de teste nesta quarta-feira (25) pelo bairro São Francisco, e poderá ser implementado em outros bairros pela Secretaria de Urbanismo.

“Nossa ideia é articular com a associação de moradores e entidades as demandas do bairro e em um, dois ou até três dias concentrar esforços em serviços urbanísticos, levar nosso pessoal e máquinas e deixar tudo pronto”, explica o secretário de Urbanismo e vice-prefeito, Eduardo Scirea. “Muitas vezes são necessários apenas serviços pequenos, mas que precisam ser feitos para melhorar o asseio e embelezar as ruas e calçadas”, completa.

Durante todo o dia, as equipes trabalharam na capina de calçadas, roçada de terrenos baldios, construção de meio fio, manutenção de bueiros e recolhimento de entulhos, feito em parceria com a Secretaria de Saúde para evitar a criação de focos de larvas da dengue. Ainda nesta quinta e sexta-feira o pessoal irá concluir o conserto de buracos nas vias e reforçar a sinalização de trânsito com novas placas e pintura.

Para o morador João Maria de Almeida, a iniciativa é importante para melhorar o bairro. “Muita gente que não cuida do lote e da calçada agora vai passar a cuidar melhor pra deixar tudo bonito”, afirma. O presidente da associação de moradores, Jair Muller, destaca que a ação envolve várias frentes. “É praticamente um arrastão que envolve desde a coleta de entulhos para evitar a dengue até serviços de tapa buracos e embelezamento”, diz.

Na próxima semana, após o término do projeto no bairro São Francisco, as secretarias envolvidas devem se reunir para avaliar a primeira ação e formatar um modelo do projeto que será levado a outros bairros.