Prefeitura pretende construir 32 mil m2 de calçadas em 2016

5 de janeiro de 2016

O governo municipal tem planos audaciosos para suprir o déficit de mobilidade de pedestres em Francisco Beltrão: até o final do ano, a Prefeitura pretende construir 35,5 mil m2 de calçadas em diversos pontos da cidade através de projetos próprios e de parcerias com os moradores do Centro e bairros.

A maior quantidade de calçadas deve ser feita por meio do programa Novos Caminhos, em que os proprietários de imóveis pagam apenas o paver e o Município custeia a mão de obra e os produtos complementares para instalação. O programa está tendo uma aceitação tão boa que em três meses foram feitos mais de 2,4 mil m2 de calçadas em 54 pontos da cidade e outros 242 moradores já estão com os serviços incluídos no cronograma da Secretaria de Urbanismo. Mais 17,5 mil m2 devem ser feitos ao longo do ano através do Novos Caminhos.

A Prefeitura pretende ainda melhorar as condições de acessibilidade em equipamentos públicos e locais com grande tráfego de pedestres, prevendo mais 10 mil m2 de passeio. Neste formato, o Município paga sozinho a construção da calçada, que é feita com concreto usinado e já iniciou pela rua Curitiba, nos fundos do Arrudão. Nas próximas semanas serão feitas calçadas no entorno do Detran e no acesso ao bairro Jardim Itália.

Os bairros também serão contemplados pelo processo de melhoria das calçadas. Pontos que servem de ligação entre locais de grande fluxo irão ser pavimentados com lajotas sextavadas, com previsão de construção de 5 mil m2 neste modelo.

R$ 560 mil em investimento

O prefeito em exercício, Eduardo Scirea, visitou algumas das calçadas construídas pelo Município e destacou a melhoria da segurança de pedestres. “Nosso objetivo é melhorar as condições das calçadas para evitar acidentes, tanto atropelamentos quanto quedas, e oferecer mais conforto aos pedestres”, afirmou Scirea, que visitou os locais acompanhado do diretor de Mobilidade Urbana, Alberto Andrade. “Agora estamos priorizando a área central da cidade, mas nos próximos meses vamos nos voltar mais aos bairros”, complementou o prefeito em exercício.

Mais de R$ 560 mil estão sendo investidos pela Prefeitura para melhorar as calçadas da cidade. Além de não estarem padronizados, muitos dos espaços dedicados aos pedestres estão danificados ou não são pavimentados e tomados pelo mato, gerando cerca de 30% das reclamações que chegam até a Secretaria de Urbanismo.

Novos Caminhos

Os proprietários de imóveis interessados na parceria devem aderir ao programa, realizando um cadastro junto à Secretaria de Urbanismo, que vistoria o local e, aprovando o projeto, autoriza e programa a execução do serviço. Atualmente, seis calçadas novas são feitas toda semana através do Novos Caminhos, que inicialmente está priorizando ruas dos binários e as vias da área central; outras etapas irão contemplar as calçadas dos bairros.