Prefeitura constrói bacias de contenção para amenizar enxurradas

15 de maio de 2015

A construção de bacias de contenção irá amenizar os alagamentos causados por enxurradas na região dos bairros São Francisco e São Miguel, em Francisco Beltrão. O primeiro reservatório começou a ser construído nesta semana pela Prefeitura no córrego Lambari e terá capacidade para armazenar até 6 milhões de litros de água da chuva, que serão liberados de forma gradativa para evitar a cheia repentina do córrego Progresso e de galerias pluviais.

No mesmo local, outros dois reservatórios menores também serão construídos para aumentar a capacidade de retenção de água. “O que estamos fazendo é, basicamente, um sistema de retenção da água; vamos poder controlar a vazão do córrego, evitando que em casos de chuvas fortes a água cause inundações em residências e ruas”, explica o vice-prefeito e secretário de Urbanismo, Eduardo Scirea.

Os reservatórios funcionarão com um sistema de tubos e canalização. A localização das bacias favorecerá ainda a retenção das águas que seguem dos morros próximos daquela região da cidade e permitirão a vazão gradativa de todo o volume retido. Segundo Scirea, a ideia ainda contempla a urbanização dos locais em que estão as bacias, com a construção e manutenção de áreas esportivas e de uso comum do bairro.

O prefeito Antonio Cantelmo Neto acompanhou parte dos trabalhos e destacou que as obras irão ajudar a solucionar um dos principais problemas da cidade. “A questão das enxurradas e enchentes se tornou uma importante pauta e nós, enquanto poder público, não podemos acabar de vez com o problema, que também envolve questões ecológicas, mas aquilo que está ao nosso alcance financeiro vamos fazer com responsabilidade e certeza que terá bons resultados”, afirmou.

As obras são executadas com base no Plano Municipal de Contenção de Cheias e Drenagem Urbana, elaborado em 2012, e têm a formulação de projetos e acompanhamento técnico da equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo. Desde o ano passado, o Município também passou a exigir a construção de lagoas de contenção em novos loteamentos da cidade, para reduzir o volume de água nas galerias pluviais e córregos.