Jardim Itália recebe primeiros serviços de capinadeira a fogo

24 de março de 2014

Da assessoria

Novidade, a máquina incinera pequenos vegetais que nascem entre as pedras de calçamento e na encosta do meio fio já está sendo utilizada em Beltrão

Novidade, a máquina incinera pequenos vegetais que nascem entre as pedras de calçamento e na encosta do meio fio já está sendo utilizada em Beltrão

Adquirida recentemente pela Secretaria de Urbanismo, a máquina que capina com fogo começou a operar nesta segunda-feira pelo bairro Jardim Itália. A novidade, que foi apresentada à população durante a Expobel, funcionou na prática pela primeira vez, após uma semana de cursos para a equipe que irá operá-la.

Segundo o secretário de Urbanismo, José Carlos Vieira, a máquina agiliza os serviços de capina com um baixo custo. “Temos uma demanda para esse tipo de serviço que de maneira manual não conseguíamos suprir, até pelas próprias limitações de mão de obra; agora temos um equipamento moderno com baixo custo operacional e de manutenção”, diz.

A capinadeira a fogo é um equipamento acoplado a um trator que, através de um sistema de injetores e exaustores, produz até 700o de calor para queimar pequenos vegetais que crescem, principalmente, entre pedras de calcamentos e encostas de meio fios, além de evitar sua germinação. O trator e o equipamento foram adquiridos pela Prefeitura por R$ 200 mil.

No manual, o fabricante afirma que a capinadeira a fogo pode limpar uma área de até 1.200 m2 por hora, ao custo de R$0,05 por m2 capinado e, apesar da praticidade, a Secretaria de Urbanismo assegura que o equipamento não substituirá o projeto Mutirão Solidário, que envolve famílias carentes na capina manual. “Programamos um cronograma em que utilizaremos esta máquina para os bairros e o Mutirão Solidário mais na área central, pois a demanda deste tipo de serviço é grande em toda a cidade”, afirmou Edenir Klochinski, diretor da Secretaria.

 




Pular para o conteúdo