Estrada de acesso à Santa Bárbara será revitalizada e ganhará ciclofaixa e passeio

12 de janeiro de 2016

A Prefeitura de Francisco Beltrão programa para as próximas semanas o início das obras de revitalização da estrada de acesso à Santa Bárbara. O trecho com cerca de 2 km que liga a trincheira do bairro São Miguel a UTFPR e Colégio Agrícola receberá uma área para o tráfego de ciclistas e pedestres, além do recapeamento da pista para veículos.

O prefeito em exercício, Eduardo Scirea, visitou o local nesta terça-feira (12) com a equipe técnica da Secretaria de Urbanismo para programar a execução do serviço, que demandará grandes movimentações de terra. “Esta região foi integrada à área urbana há pouco tempo e ainda não tem uma estrutura adequada ao crescimento que vem registrando, principalmente no segmento educacional, com uma universidade e colégio técnico”, pontua Scirea.

O governo municipal já elaborou o estudo geométrico da área e montou o projeto de engenharia, que será feito respeitando os morros e aclives do trecho, e contempla ainda a instalação de galerias pluviais. A área destinada ao tráfego será ampliada em quatro metros, sendo três destes para a construção da ciclofaixa e passeio compartilhados.

Agora a Prefeitura negocia com moradores defronte o trecho a ampliação da faixa de domínio e nos próximos dias irá deslocar os postes da rede elétrica e de telefonia. Atualmente, cerca de 1.500 pessoas entre alunos e funcionários do colégio e UTFPR transitam pelo acesso, sem contar moradores próximos da região.