Semana do Consumidor tem grande adesão

A 1ª Semana Municipal do Consumidor de Francisco Beltrão, de 13 a 18 de março, teve diversos eventos e levou informações e orientações a pessoas de várias faixas de idade. Uma palestra com maior presença de público aconteceu sexta-feira, 17, no espaço do Programa Nossa Gente da Melhor Idade, do Bairro Luther King. Cerca de 300 pessoas ouviram as exposições das autoridades e tiraram dúvidas sobre direito bancário, empréstimo consignado e golpes de estelionato.

O advogado Bruno Savarro, coordenador do Procon de Beltrão, disse que o evento será novamente organizado em 2024. “O objetivo principal da Semana Municipal dos Direitos do Consumidor era levar informações às pessoas sobre seus direitos e deveres na relação do consumo e teve uma grande adesão da comunidade.” Segunda-feira, 13, a abertura teve boa participação de pessoas; terça-feira, 14, as pessoas foram às unidades do Poupa Tempo em busca de informações e orientações. Quarta-feira, 15, a atividade aconteceu na Feira Livre, no espaço coberto do Calçadão Central, com consultas ao CPF e abertura de reclamações. Quinta-feira, 16, visitas ao comércio local para orientar os empresários sobre seus direitos e os deveres. Sexta-feira, 17, teve roda de conversa com os idosos. “Foi muito legal, 300 idosos foram ouvir sobre os direitos do consumidor, direito do idoso e atendimento bancário. Ficaram lá o tempo inteiro tirando dúvidas”, destacou Bruno. Sábado, 18, o Procon Itinerante esteve no Calçadão tirando dúvidas da população e recebendo reclamações. Houve consulta de restrições no CPF, mediante apresentação de documentos pessoais. Bruno afirma que a Semana do Consumidor “foi muito produtiva”.

Os parceiros

A Semana do Consumidor teve como parceiros a Prefeitura de Beltrão, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Procon, Acefb, CDL, OAB e suas comissões, Cesul, Unioeste e Unipar e a Polícia Civil e os veículos de comunicação. A ideia é tornar esta iniciativa uma tradição no município. “Ano que vem teremos mais”, promete o coordenador do Procon.

Golpes em idosos

Um dos assuntos de grande interesse, principalmente para as pessoas da terceira idade, são os golpes de estelionato pelo telefone, redes sociais e pelo PIX, os empréstimos consignados não solicitados e fornecidos por instituições de crédito com a posterior cobrança no pagamento. Sobre os empréstimos, Bruno informou que “é um problema crescente, no ano passado foram 4.500 e dois mil direitos bancários, e boa parte dos idosos que fizeram empréstimos consignados não tinham sido contratados, além de golpes de estelionato. Nós estamos buscando desenvolver métodos, mecanismos e formas de tentar evitar essa situação [dos golpes]. Mas é muito difícil, os estelionatários e golpistas estão se aprimorando, infelizmente temos que achar mais mecanismos eficazes. O PIX é bom pra todo mundo, mas é algo que não é rastreável, passa de uma conta pra outra, já era, esse dinheiro é transferido de cinco a seis contas em questão de segundos e é até difícil pra Polícia rastrear. Depois que acontece o crime é difícil de desvendar e devolver esse dinheiro pro consumidor”.