Setor de Assistência em Enfermagem

Enfermagem:A profissão que cuida

enfA profissão de Enfermagem surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde ,sendo as práticas de saúde instintivas as primeiras formas de prestação de assistência. Num primeiro momento da civilização, estas ações garantiam a população a manutenção da sua sobrevivência, estando associadas ao trabalho feminino.

A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira começa no período colonial e vai até o final do século XIX. A profissão surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada por um grupo formado, na sua maioria, por escravos, que nesta época trabalhavam nos domicílios.

Posteriormente foram surgindo escolas de enfermagem proporcionando um aprimoramento dos conhecimentos e assim uma melhor qualidade de assistências à população.Comemoramos a Semana Da Enfermagem de 12 a 20 de maio e o dia do enfermeiro 12 de maio.

A enfermagem é a profissão que cuida prestando assistência de enfermagem ao cliente, família e acompanhante de forma qualificada e humanizada,com base no rigor científico e intelectual,e sempre respeitando os princípios da ética. O sucesso do processo de cuidar está intimamente relacionado às questões das habilidades técnico-científicas da equipe, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas.

O serviço de enfermagem dispõe de :

Enfermeiros: 20 ;
Técnicos em Enfermagem: 6;
Auxiliares de Enfermagem: 68;

Áreas em que a enfermagem está presente:

» Chefia de Enfermagem: participa do planejamento, execução e avaliação de programas de saúde desenvolvidos pela secretaria. Coordena, organiza e avalia os serviços da assistência de enfermagem além de propiciar treinamento e aprimoramento do pessoal.

» Pronto Atendimento 24h: os profissionais que atuam nesta unidade são responsáveis pelos atendimentos de urgência e emergência. Cada equipe é composta por 1 enfermeiro, 1 Técnico em enfermagem e 4 `a 5 auxiliares de enfermagem;
» Saúde da família: são desenvolvidas ações de cuidado e proteção de indivíduos e grupos sociais com atividades tanto dentro da unidade como na comunidade assistida.Em cada equipe trabalham 1 enfermeiro e 2 auxiliares de enfermagem.
» No Setor de Vigilância em Saúde: a equipe de enfermagem é composta por 2 enfermeiros(as) e 2auxiliar de enfermagem que realizam ações nas áreas de vigilância epidemiológica e sanitária;
» Nos Centros de Saúde e demais unidades de saúde: a assistência de enfermagem é realizada em diferentes áreas de atuação dependendo da especificidade local. Os profissionais participam dos programas de saúde e atividades de assistência tanto individual quanto de grupos específicos;

Dentre os programas em que a enfermagem está presente citamos:

» Agentes Comunitários de Saúde: capacitação, treinamento e acompanhamento de agentes comunitários de saúde;
» Saúde da mulher: com consulta de enfermagem, coleta de papanicolau, exame clinico de mamas, orientação e atividades educativas, envolvendo também mulheres trabalhadoras da indústria e comércio;
»Imunizações: com aplicação de vacinas e acompanhamento de coberturas vacinais;
»Prevenção e controle de hipertensão, diabetes, hanseníase e tuberculose;
»Vigilância Alimentar e Nutricional;
»Prevenção e Controle de DST/AIDS;
Educação em Saúde nas escolas, comunidades em geral, seja individual ou coletivamente. -campanhas de prevenção facilitando o acesso dos usuários aos serviços de saúde:campanhas de vacinas, campanhas de prevenção ao câncer ginecológico,combate a tuberculose,prevenção as DST/HIV/Aids,amamentação.

Cronograma de Ações a Serem Desenvolvidas pela Enfermagem de 2009.

Março:

– Cuidado de Quem Cuida:Palestra sobre motivação e auto-estima para todas trabalhadoras da Saúde.
– VI Semana de Prevenção ao Câncer Ginecológico:realizados 811 exames preventivos de colo de útero , 150 mamografias.
– Semana de Prevenção e controle da Tuberculose: Orientações sobre sinais e sintomas e exames de escarro em sintomáticos respiratórios.

Abril:

– Dia Mundial da Saúde: realizado ações de prevenção sobre higiene bucal , DST/Aids,métodos contraceptivos.

Maio:

– 08 de Maio: Capacitação em Pré-natal de Baixo Risco para equipe de enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde.
– 15 de Maio: jantar em homenagem a equipe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde.
– 31 de Maio: Dia Sem Tabaco orientações sobre malefícios do tabagismo em diversos meios de comunicação-Coordenação do Tabagismo.

Junho:

– 02 de junho palestra sobre malefícios do tabagismo para alunos de ensino médio.
– Campanha para detecção precoce de casos de hepatites.
– Reciclagem de médicos e enfermeiros dos PSFs em hepatites.(Drº Valdir Spada)
– Campanha de vacinação contra poliomielite –I etapa .

Julho:

– Prevenção de acidentes de Trabalho ( parceria com Vigilância em Saúde)

Agosto:

– Campanha pólio de vacinação contra poliomielite 2ª etapa
– IV Semana Municipal de Amamentação Materna – Ensaio fotográfico com mães e bebês e atividades educativas nos bairros.

Novembro:

– Diabetes: aperfeiçoamento dos profissionais de saúde PSF e Atenção básica sobre cuidados pé diabético e úlceras venosas(prevenção e tratamento),definir profissional.Drª Páscoa .