Educação Ambiental

Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda

Inaugurado em 13 de agosto de 2020, o Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda é um espaço destinado a fomentar ensinamentos e conscientização sobre questões ambientais e ecológicas à toda a sociedade e principalmente as crianças em idade escolar.

Localizado no Parque Ambiental Irmão Cirilo, bairro Padre Ulrico recebeu esse nome em homenagem a Jorge Baleeiro de Lacerda, um grande estudioso do Brasil e do meio ambiente. O prédio tem 504 m², conta uma sala para exposições, um espaço reservado ao acervo e pesquisa, área administrativa, um auditório com 85 lugares e uma grande varanda que proporciona uma bela vista da mata que cerca a edificação.

O Ecomuseu tem espaço destinado para exposições itinerantes, atualmente encontra-se por lá material sobre as enchentes históricas ocorridas no município, além disto, apresenta um acervo cultural sobre os povos indígenas que habitaram o Sudoeste do Paraná e uma galeria de animais taxidermizados (empalhados) que representam o nosso Bioma Mata Atlântica, ao todo são 46 espécies no acervo.

O Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda, que tem como objetivo fomentar a educação ambiental, o plantio de árvores e a Preservação da Unidade de Conservação Municipal, continuará realizando ações com intuito de integrar a sociedade com a natureza e assim promover a conscientização, a preservação e a conservação ambiental.
E com isso, estima-se que serão recebidos mais de 10 mil alunos anualmente no Ecomuseu, além dos demais segmentos da sociedade.

Educação Ambiental nas Escolas:

O trabalho de educação ambiental teve inicio em maio de 2019, nas escolas municipais de Francisco Beltrão, com crianças entre 10 e 12 anos. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Além de uma palestra abordando um tema ligado ao Meio Ambiente, são realizadas atividades em forma de brincadeiras e jogos para a fixação do conteúdo teórico exposto.

A primeira etapa do projeto tratou de atividades que abordaram a importância dos recursos hídricos e da vegetação na preservação dos corpos de águas. Foram atendidas quinze escolas, totalizando cerca de 710 alunos e 33 professores.

As próximas etapas terão como tema a sustentabilidade e a importância da destinação correta dos resíduos sólidos.

Fotos das escolas e alunos:

Campanha sobre coleta seletiva na região Central de Francisco Beltrão

Na área central de Francisco Beltrão, foi realizada a última etapa da campanha de educação ambiental sobre a separação de lixo. Com o objetivo de melhorar a separação de resíduos recicláveis dos orgânicos, a campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente juntamente com acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus local.

Equipes formadas por técnicos da secretaria e acadêmicos da UTFPR distribuíram material com esclarecimentos sobre o que é o lixo orgânico e o reciclável, além da forma correta de destinação. O material orgânico é formado por restos de alimentos, papel higiênico, fraldas descartáveis e papéis contaminados com alimentos ou engordurados. O restante é material reciclável.

Durante toda a semana foram realizadas visitas em residências e no comércio do centro, pois o trabalho já foi realizado nos bairros, com excelente adesão da população. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Adriano David, atualmente no centro da cidade acontecem os maiores problemas com o lixo.

“Nesta região da cidade a separação não está sendo feita de forma correta e isso dificulta o recolhimento dos resíduos”, explica o secretário. Também lembra que a coleta de material reciclável é feita pela Marrecas Cooperativa de Reciclados – MARCOP e somente a coleta de material orgânico é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.




Pular para o conteúdo