Educação em tempo integral

Objetivo: a educação em tempo integral visa desenvolver o aluno em toda sua singularidade, oportunizando tempo e espaço para que tenha acesso a todas as áreas do conhecimento de maneira articulada e permanente, rompendo com a fragmentação das disciplinas  e dando sentido aos conteúdos oferecendo instrumentos,  possibilitando que todos aprendam ao mesmo tempo e se desenvolvam integralmente.

Francisco Beltrão dispõe hoje de seis escolas  em Tempo integral parcial, visto que parte dos alunos participam das atividades, escolas Basílio Tiecher no Km 20, Escola M. Francisco Manoel no bairro Novo Mundo, Escola M. Higino Pires no bairro Sadia, Escola M. Madre Boaventura no bairro São Miguel, Escola M. N. Sagrado Coração no bairro Padre Ulrico e Escola M. Recanto Feliz no bairro Pinheirinho,  atendendo aproximadamente 1.132 alunos, que permanecem na escola das 7:30 h as 17:30h, participando em um turno do currículo básico obrigatório e no turno contrário da parte diversificada, em oficinas de Acompanhamento pedagógico em matemática e língua portuguesa, jogos pedagógicos, artesanato, arte, bordado, karatê, handebol, ética e cidadania, pintura, tênis de mesa, violão, qualidade de vida informática, literatura, meio ambiente, ballet, crochê, taekwondo, dança, pet aplique, musicalização, teatro.

Recebem também alimentação balanceada, café, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde com cardápio elaborado por nutricionista, são servidas diariamente a estes alunos em torno de 3.396 refeições, incluindo café, almoço e lanche da tarde.

A Secretária Municipal de Educação fez parceria com o SESC, que desenvolve nas escola de Tempo Integral, oficinas no Projeto Futuro Integral onde desenvolvem atividades de letramento e raciocínio lógico e Projeto  Aprender e Jogar com atividades de jogos motores e psicomotores, iniciação ao atletismo, handebol, basquete, futsal, vôlei, badminton, tênis, tênis de mesa, xadrez, e jogos cooperativos.

Em parceria com a Cultura os alunos tem oportunidade de assistirem peças teatrais e de dança,  entre outros espetáculos culturais.

Além destas seis escolas em Tempo Integral , mais seis instituições municipais dispõe do programa do governo federal, Novo Mais Educação, Escola M. Bom Pastor, Escola M. Epitácio Pessoa na Secção Jacaré, Escola M. Frei Deodato no bairro Cango, Escola M. M. Basso Dellani no Centro, Escola M. Parigot de Souza no Jacutinga, Escola M. Pedro Algeri no bairro Vila Nova,  onde os alunos frequentam em contra turno atividades em Acompanhamento Pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e oficinas nas áreas de Cultura e Arte, Esporte e Lazer,  através de verbas próprias e específicas para este programa, são contratados professores mediadores,  facilitadores  e adquirido materiais para realização das oficinas.

No início deste ano os professores participaram de formação em parceria com o SESC, sendo desenvolvida três oficinas: Confecção de agendas, Ludismo na Contação de Histórias e Raciocínio Lógico Matemático.

No mês de Junho ocorreu a segunda fase de formações, sendo as oficinas de:  A Mágica na Matemática, Contação de Histórias, Cinema para crianças, Literatura Infanto Juvenil e Ludismo.

 




Pular para o conteúdo