CMEIS

EDUCAÇÃO INFANTIL

          A Educação Infantil legalmente constituída como primeira etapa da Educação Básica, tem como objetivo garantir condições adequadas para promover o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, bem como favorecer a construção da identidade e autonomia, complementando a ação da família e da comunidade, buscando assegurar uma educação de qualidade, integrando as ações de cuidar e educar.

         A proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SMEC),  compreende a criança como sujeito histórico e de direitos que, brinca, imagina, fantasia, aprende, deseja, observa, experimenta, narra, questiona, elabora sentido sobre a natureza e a sociedade; constrói sua identidade pessoal e coletiva produzindo cultura nas relações e práticas cotidianas que vivencia,  garantindo à criança experiências de interação com a linguagem oral e escrita, ampliando saberes e conhecimentos de diferentes naturezas, favorecendo a consolidação do processo de desenvolvimento e de aprendizagem.

 

CENTRO MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO – CMEIS

               As unidades educacionais prestam atendimento de forma integral as crianças de 4 meses a 4 anos, de 2ª a 6ª feira das 7h:30min às 17h:30min, oferecendo atividades educativas e lúdicas e ações de cuidado como alimentação adequada às crianças, segurança e higiene.

 

HORÁRIO ESTENDIDO ATÉ AS 19:00 HORAS

Existe a oferta do horário estendido para atender até 25% das crianças matriculadas. Para isso, as famílias solicitam este atendimento através de formulário e comprovam a necessidade deste serviço devido à incompatibilidade de horário de trabalho.

 

FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

             Os cursos de formação continuada para os professores dos CMEIs, são promovidos pela SMEC com o objetivo de qualificar e melhorar a prática docente, bem como o conhecimento profissional.

CURSOS PARA PROFESSORES EM 2016

Semana Pedagógica 01/02/16 a 05/02/16

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Formação Continuada 15/06/16 e 03/08/16

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Planejamento   08/03/16 a 11/03/16

                         17/05/16 a 20/05/16

                         13/09/16 a 16/09/16

                          22/11/16 a 25/11/16

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA CRESCE A CADA ANO NOS CMEI

           Os professores regentes e professores de apoio dos Centros Municipais de Educação Infantil do município de Francisco Beltrão, onde estão matriculados alunos com deficiência (Cantinho do Céu, Herbert de Souza, Idalino Rinaldi e Zelir Vetorello) participaram no dia 14/04, de  orientação promovida pela Secretaria Municipal de Educação.  O objetivo deste encontro foi orientar  sob como trabalhar os alunos inclusos e discutir sobre os problemas enfrentados na prática pedagógica, ressalta a Coordenadora dos CMEIs Claudia Liston Antonietti.

 

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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

            Os professores organizam suas práticas pedagógicas de acordo com o Projeto Político Pedagógico do CMEI e de orientações da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, englobando em todas as rotinas o educar, o brincar e cuidar como dimensões presentes e indissociáveis em todos os momentos no processo educativo.

             Os educadores possuem hora atividade para planejar suas atividades, as quais são específicas para cada faixa etária, tendo como referência a Diretriz Curricular Nacional.

 

A INDISPENSÁVEL PRESENÇA DA FAMÍLIA

                 A Secretaria Municipal de Educação desenvolve políticas pedagógicas para promover a interação entre unidades de ensino, pais, alunos e comunidade, promovendo assim, o bem-estar das crianças visando à educação de qualidade. Os familiares são convidados a visitar às unidades de Educação Infantil, as quais acolhem as famílias em suas dúvidas, questionamentos e sugestões sobre o trabalho desenvolvido e seus objetivos, a fim de que todos possam ser corresponsáveis pelo ensino e a aprendizagem das crianças.

GESTAO DEMOCRÁTICA

            As direções dos CMEIs trabalham de forma democrática e são escolhidas através de eleições, nas quais os funcionários e pais podem participar. Para a tomada de decisões contam com a participação coletiva da APMF, um órgão de representação dos Pais, Mestres e Funcionários do Estabelecimento de Ensino, que tem papel fundamental na construção de uma gestão democrática e participativa.

 




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