Formando Cidadão

O Programa Formando Cidadão implantado em  06 de outubro de 2001  é um programa  desenvolvido  pela  Policia Militar e Prefeitura  Municipal de Francisco Beltrão, gerenciado pela Secretária Municipal de Assistência  Social com acompanhamento do Ministério Publico  e  Poder Judiciário.

Desde sua implantação foram atendidos aproximadamente, 650 adolescentes. E referência no trabalho com adolescentes do sexo masculino de 12 á 17 anos de idade, atende á 25 adolescentes de segunda á sexta-feira com inicio das atividades ás 12 horas e término ás 17h30min. Local de funcionamento Batalhão da Policia Militar, sito á  rua Peru,477- Bairro Luther King.

O Programa vem sendo coordenado desde  2003 pela pedagoga Vera Witt e tem como instrutor militar neste ano a Sd. Adriana Aparecida Batista .

Tem como base principal da filosofia de trabalho a ordem unida e a disciplina militar o Programa conta também com um aporte pedagógico que abrange todas as áreas do desenvolvimento, social, moral, físico e educacional.

A concepção do Programa Formando Cidadão é essencialmente de caráter preventivo, não é destinada a infratores, mas as adolescentes em situação potencial de risco, em vulnerabilidade social. Neste, intuito de prevenção o Programa desenvolve ações sócio-educativas, proporciona meio e condições de bem-estar e dignidade aos adolescentes, desenvolvem atividades de iniciação profissional, visando à inserção futura no mercado de trabalho, oferece alimentação de qualidade através de refeições diárias buscando o pleno desenvolvimento físico dos alunos, desenvolve hábitos de higiene pessoal e ambiental e diversas atividades de recreação, desportos, cultura e arte.

O cronograma de atividades diárias e composto por aulas de basquete, futsal, futebol e handebol em parceria com a Secretaria de esportes. Aulas de informática, teatro, artesanato, temas diversificados na área de saúde, meio ambiente, relacionamento inter e intrapessoal e outros. O contra turno escolar é trabalhado como suporte pedagógico para que os adolescentes tenham condições de ter um melhor aproveitamento de seu aprendizado, fazendo com que diminua o tempo ocioso e as desistências já que um dos fatores principais para estar no Programa e que os adolescentes estejam matriculados e frequentando o ensino regular.

O Programa prioriza também a participação da família, para tanto, pais e responsáveis são convocados á participarem de reunião mensal, onde são conscientizados do comportamento de seus filhos não só no Programa, mas na escola regular. Nestas reuniões á a entrega de cestas básicas para que os adolescentes possam desta forma auxiliar na manutenção alimentar da família e na sua própria.  O Programa tem proporcionando condições de vida mais digna a os adolescentes que deixam de estar na ociosidade para tornarem-se cidadãos capacitados aptos a conviverem em sociedade.




Pular para o conteúdo