Regulamentação da ciclofaixa prioriza uso da bicicleta para o trabalho

Da assessoria

Ciclofaixa poderá ser usada como estacionamento, mas apenas em alguns horários

Ciclofaixa poderá ser usada como estacionamento, mas apenas em alguns horários

O último ato assinado pelo prefeito em exercício, Eduardo Scirea, regulamentou o uso da ciclofaixa da rua Curitiba para o estacionamento de veículos, mas somente em alguns horários do dia. A medida já vinha sendo estudada e foi estabelecida após debates da Prefeitura com empresários, preocupados com a falta de estacionamentos, e ciclistas, que pediram a ampliação das vias exclusivas para bicicletas.

Das 8h30 ao meio dia e das 13h30 às 17 horas será permitido estacionar veículos sobre a ciclofaixa, além do sábado até o meio dia. A medida valerá a partir desta quinta-feira (20) para toda a extensão da ciclofaixa e visa, segundo Scirea, oportunizar o uso da mesma por trabalhadores. “Se fôssemos permitir o estacionamento durante todo o dia, a ciclofaixa perderia seu sentido, por isso estamos privilegiando o horário do meio dia e no início da manhã e fim da tarde, para que as pessoas possam ir trabalhar de bicicleta e não a usem somente para lazer”, explicou.

A via exclusiva para o tráfego de ciclistas começou a funcionar dia 1º deste mês. Desde então, comerciantes vêm criticando a falta de estacionamento em um dos lados da rua e uma comissão chegou a ser recebida na Prefeitura para debater o assunto.

Na mesma semana, Scirea se reuniu com o grupo Pedala Beltrão e explicou que a intenção da Prefeitura é ampliar a quantidade de ciclofaixas na cidade, criando um circuito cicloviário. “Entendemos que esta decisão de conciliar o uso de carros e bicicletas é mais acertada, porque não nos interessa o conflito sobre o uso da ciclofaixa, mas sua ampliação para outras ruas”, afirmou.

 

Estacionamento de veículos

  • Manhã -> das 8h30 às 12h
  • Tarde -> das 13h30 às 17h
  • Sábado -> Das 8h30 às 12h




Skip to content