No binário, é possível atravessar a cidade em menos de seis minutos sem passar dos 40 km/h

28 de janeiro de 2014

Agentes estiveram orientando o trânsito no cruzamento da Tenente Camargo com a Antonio Marcello, que agora tem nova preferencial

Nos dois primeiros dias de funcionamento do sistema binário, muita gente usou as redes sociais para alertar a Prefeitura sobre os abusos de velocidade cometidos por alguns motoristas ao longo da Curitiba e Tenente Camargo, que agora são ruas de mão única e possuem duas pistas.

O Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) alega que, apesar de o sistema ter sido implantado para agilizar o fluxo de veículos no sentido Leste-Oeste, a velocidade máxima nestas ruas é de 40 km/h. “O binário foi feito para que os motoristas mantenham uma velocidade constante ao longo de seu trajeto”, explica Rudimar Czerniaski, diretor do Debetran.

Para demonstrar que mesmo andando dentro do limite de velocidade um mesmo percurso pode ser feito mais rapidamente, Rudimar acompanhou a Imprensa da Prefeitura em um teste para cronometrar o tempo do deslocamento. Primeiro, Rudi andou do Parque até as proximidades da antiga Ajub pela Tenente Camargo em 5 minutos e 23 segundos, sem ultrapassar os 40 km/h. No sentido inverso, pela rua Curitiba, o tempo do deslocamento foi ainda menor: de 5’14”.

A distância de uma ponta a outra é de 3,2 km e antes do binário demorava, em média, oito minutos. “Isso mostra que os motoristas não precisam andar em uma velocidade exagerada, porque está mais rápido cruzar pela área central, então o tempo do deslocamento será menor”, diz Czerniaski.

Nesta terça-feira, muitos motoristas sentiram diferenças no trânsito da área central, cenário bem diferente do dia anterior, quando longas filas se formaram em cruzamentos com as ruas do binário. A equipe de implantação do sistema alterou os chamados tempos de alguns semáforos e o trânsito fluiu melhor nas ruas transversais. Ao longo da semana, continuam os trabalhos de sinalização horizontal e de ajustes nos sinaleiros para sincronizá-los.

Mudança de preferencial

O Debetran está alertando os motoristas de que o cruzamento da Antonio Marcello com a Tenente Camargo tem nova preferencial. Agora, devem parar os veículos que trafegam pela Antonio Marcello e têm preferência os da Camargo. Durante o dia, agentes de trânsito estiveram no local orientando os motoristas.