Mudança da forma de estacionar aumenta segurança e amplia o número de vagas

14 de janeiro de 2014

Da rotatória do Glória até a Prefeitura, pista da Tenente Camargo foi ampliada com a extinção do estacionamento obliquo e implantação do estacionamento paralelo nos dois lados da via

As alterações que modificaram a maneira de estacionar em algumas quadras da área central da rua Tenente Camargo visam, principalmente, agilizar o fluxo dos veículos que passam pelo local. Outra constatação, no entanto, que chama a atenção é a de que a eliminação do estacionamento oblíquo em 45o e o acréscimo de uma nova faixa lateral aumentou a quantidade de vagas disponíveis em um mesmo trecho.

A experiência ocorreu ainda no início do ano, na quadra da Justiça Federal, em frente a Campo e Lavoura. Ali, haviam 17 vagas no estacionamento obliquo e agora são 25 no estacionamento paralelo, segundo o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran). Nas quadras que se seguem, a da lateral da Cia. do Chopp e em frente ao Banco do Brasil, também aumentou a quantidade de vagas: eram 43 e agora chegam a 50.

O diretor do Debetran, Rudimar Czerniaski, diz que o aumento do número de vagas não é o principal objetivo das mudanças, mas melhoram o fluxo, o que já pôde ser verificado nesta semana. “O aumento da quantidade de vagas é uma conseqüência de alterações que objetivam mais melhorar a fluidez do trânsito que ampliar as possibilidades de estacionamento”, afirma.

A explicação técnica é de que com o estacionamento paralelo os veículos não precisam manobrar na pista para sair da vaga. “As vagas em 45 o paralisavam o trânsito na via, os veículos que estavam trafegando tinham que esperar o que estava saindo do estacionamento dar ré; agora é o contrário, quem está na vaga já sai posicionado e só adentra na via quando for possível, sem interromper o tráfego”, explica Czerniaski.

A alteração faz parte da implantação do sistema binário nas ruas Curitiba e Tenente Camargo, que contempla a transformação de todo o trajeto destas ruas em mão única, mas com sentidos contrários, a substituição de rotatórias por semáforos e instalação de uma ciclofaixa.