Estado autoriza empréstimo à Prefeitura para construção de nova ponte em Beltrão

16 de outubro de 2015

Nova ponte ligará o Centro ao bairro Cristo Rei através da rua Octaviano Teixeira dos Santos e avenida Guiomar Lopes

Os recursos necessários para construção da nova ponte sobre o Rio Marrecas, ligando o Centro ao bairro Cristo Rei, estão em processo de liberação pelo governo do Estado. A autorização do empréstimo à Prefeitura foi assinada durante a passagem do governador em exercício, Ademar Traiano, pelo município, na quinta-feira (15).

“Essa oficialização é a garantia de que o financiamento está autorizado e nos permite viabilizar as próximas etapas do processo para construção da ponte. É mais um projeto que vamos tirar do papel e tornar realidade”, enfatizou o prefeito Antonio Cantelmo Neto. O governo municipal trabalha desde 2013 no projeto da nova ponte, que ligará a rua Octaviano Teixeira dos Santos à avenida Guiomar Lopes e promete desafogar o fluxo de veículos na região.

A ponte será construída acima da cota de cheia do Marrecas e terá 72 metros de comprimento e 14 de largura, com espaço para o tráfego de veículos, pedestres e até bicicletas. O orçamento total da obra passa de R$ 3,8 milhões e inclui a construção dos acessos e a iluminação.

O projeto de construção da nova ponte foi previsto ainda na gestão do ex-prefeito Wilmar Reichembach e os recursos para construção foram buscados pelo prefeito Cantelmo Neto junto ao programa Paraná Cidade, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu), com apoio do deputado estadual Missionário Ricardo Arruda.

A Prefeitura irá pagar o valor emprestado em 20 anos e, mesmo com este financiamento, o Município ficará abaixo de 20% de sua capacidade de endividamento. Agora, o governo municipal irá preparar a licitação para contratar a empresa que executará a obra.

Segundo estudo apresentado pela Secretaria de Planejamento durante e audiência pública que discutiu e aprovou a obra, em junho, a nova ponte beneficiará uma população de aproximadamente 43 mil pessoas de 17 bairros de Francisco Beltrão.