Empresa beltronense lança manual web sobre conservação de edificações

15 de março de 2022

A empresa Meu Manual Web, da Incubadora Tecnológica da Prefeitura de Francisco Beltrão, está lançando a plataforma de serviços de apoio para elaboração dos manuais de operação, manutenção e conservação de edificações.

Ele atende as exigências legais da norma NBR 14037. Esta norma determina que o profissional responsável pela obra tem a obrigação de elaborar e entregar estes manuais ao seu cliente. O lançamento oficial do aplicativo web aconteceu durante a 30ª Expobel.

A plataforma de serviços é dirigida para profissionais de engenharia e arquitetura. Além da necessidade de elaborar tais manuais, o técnico tem obrigação de dar garantia de 5 anos na edificação. Portanto, além de uma excelente ferramenta que agiliza o trabalho, também resulta em garantias legais ao profissional.

Para o secretário Alexandre Pécoits, de Planejamento e coordenador do setor de tecnologia e inovação da prefeitura, trata-se de uma ferramenta que deve ser adotada em todo o país. “Esse invento mostra que estamos no caminho certo e que os incentivos oferecidos por meio da incubadora são fundamentais para que muitos projetos na área de tecnologia possam se tornar realidade”, enfatiza o secretário.

De acordo com Jose Gois, um dos diretores da empresa, “trata-se de um aplicativo que atende as normas em relação a automatização do aviso das manutenções”. Atualmente, segundo ele, um grande problema verificado nas edificações é que as pessoas não sabem qual o momento ideal para fazer a manutenção, como a limpeza de calha e de caixa de gordura.

“As pessoas só lembram dessa necessidade quando se deparam com o problema, depois do período ideal para a manutenção preventiva. Seguir as normas de prevenção custa mais barato. Outra questão importante é que se não for realizada, reduz o período de vida útil da obra”, explica.

Informa ainda que esse sistema proporciona ao proprietário a informação do momento correto para realizar a manutenção preventiva e garante ao construtor que toda a edificação projetada terá o desempenho de vida útil, especialmente nos setores elétrico, hidráulico e estrutural.

“Trata-se de uma iniciativa que garante total segurança ao proprietário do imóvel e aos profissionais que projetaram e construíram a obra. Temos certeza que em breve esta plataforma se tornará referência em sistemas de manutenção de edificações em todo o território nacional”, completa Gois.