Cinco rotatórias darão lugar a semáforos com “onda verde”

21 de janeiro de 2014

Rotatória em frente a Câmara de Vereadores é removida

A Secretaria de Urbanismo começou a executar nesta terça-feira os serviços de retirada de sete rotatórias localizadas nas ruas Curitiba e Tenente Camargo. Pelo menos cinco delas serão substituídas por semáforos, segundo o projeto de implantação do binário nestas duas ruas.

A primeira rotatória retirada foi a da Tenente Camargo com a Octaviano Teixeira dos Santos, em frente à Câmara de Vereadores. Durante todo o dia, outras quatro foram retiradas e duas – a da Liciane e do Gagliotto – serão desmontadas nesta quarta-feira e receberão recape asfaltico.

O Departamento Beltronense de Trânsito pede que os motoristas que trafegam pelas duas ruas fiquem atentos às modificações nestes cruzamentos, onde os semáforos já estão instalado, mas até segunda-feira prevalecerá a sinalização de rotatória. “Como o binário começará a funcionar efetivamente na segunda, os locais de onde foram retiradas as rotatórias estão sinalizados com cones e fitas e deve-se seguir a sinalização de rotatória, ou seja, com preferência o veículo que está à esquerda”, explica Rudimar Czerniaski, diretor do Debetran.

O prefeito em exercício, Eduardo Scirea, está se reunindo diariamente com a equipe de implantação do binário para avaliar o andamento das obras. Nos próximos dias o foco é a instalação da sinalização vertical e pintura da sinalização horizontal, o que deverá ser feito no final de semana e de madrugada. Outra novidade é a sincronização dos semáforos, para que, calculando a velocidade média dos veículos, aconteça a chamada “onda verde”, sem necessidade de parar em cada sinal.