Alunos municipais tem acesso à ciência da computação

3 de abril de 2023

A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, proporcionou uma aula introdutória de Ciência da Computação para 56 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Higino Antunes Pires Neto, do Bairro Sadia. Foi no Núcleo de Pesquisa e Treinamento em Tecnologias Abertas – NUTAB.

A ação faz parte de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Planejamento, que coordena o NUTAB. O espaço também é utilizado pela equipe da educação para formações. Com mais esta iniciativa, que envolve professores e alunos, se consolida como Centro de Formação da secretaria.

A atividade foi coordenada pelo professor Jonathan José Alupe Alves e a pela professora Suelen Felicetti,  na busca do fortalecimento das iniciativas voltadas ao ensino de Robótica e Pensamento Computacional. Neste primeiro encontro, os alunos tiveram contato com computadores, noções básicas de uso e uma introdução à programação em blocos.

De acordo com a secretária Mariah Ivonete Silva, “a meta é implementar novos projetos para o ensino da computação”. Na visão do professor Jonathan “é algo extremamente significativo aos alunos, visto que apesar de vivermos em uma sociedade tecnológica, muitos nunca tiveram acesso a este tipo de equipamento”.

Relata ainda que a meta é levar o projeto para toda a rede, proporcionando aos alunos desafios e estímulos para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, além da revisão de conceitos matemáticos já vistos por eles, como frações, que foi contextualizada na computação, fortalecendo a interdisciplinaridade, método já utilizado na rede.