Vigilância em Saúde promove Abril Verde

28 de abril de 2017

000_6230

Na sexta-feira, 28, foi o dia D do “Abril Verde”, o evento que aconteceu no calçadão central de Francisco Beltrão, teve início as 13:30 horas. A Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde esteve à frente da mobilização. Na oportunidade os profissionais do departamento realizaram um trabalho de panfletagem e abordagem das pessoas dando orientações sobre a prevenção de acidentes de trabalho.

Os trabalhos foram coordenados pelas responsáveis da saúde do trabalho municipal, Dalva Colling e Silvia Keller. Estiveram presentes os professores do curso técnico em segurança do trabalho do colégio Reinaldo Sass, a Secretária Municipal de Saúde: Aline Biezus, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde: Alecssandro Perondi, o Coordenador Técnico do CEST: Elizeu de Oliveira Freitas, a Diretora do Dpto Municipal de Vigilância em Saúde, Andrea Mª Zorzo de Almeida, o Diretor do Departamento de Assistência, Fernando Braz Pauli, a Coordenadora do Comitê Regional de Óbitos e Amputação no Trabalho (CRIOART), Dalva Colling e toda a sua equipe. O estagiário de Segurança no Trabalho, Jeferson Rodrigo Schmidt contou sobre seu acidente de trabalho e afirmou a importância da prevenção de acidentes e o uso dos equipamentos de segurança.

Durante os dias 25, 26 e 27 estão acontecendo palestras nas escolas para estudantes do ensino médio. A vigilância em saúde do trabalhador em sua atuação diária percebe que um dos maiores problemas que precisam ser enfrentados é a falta de conscientização dos trabalhadores em relação a prevenção de acidentes. Além da mobilização na praça a equipe realizou visitas a empresas próximas ao calçadão, entregando panfletos e dando orientações.