SEMDETEC reúne contadores

9 de junho de 2017

WP_20170608_19_09_32_Pro

Na noite de quinta-feira, 8, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico promoveu reunião com contadores de Francisco Beltrão para conscientizar a classe quanto a importância de se transmitir para o fisco dentro dos prazos pré estabelecidos por lei os dados econômicos e contábeis das empresas (DFC’s).

De acordo com o secretário da pasta, Inácio Pereira, essa transmissão de dados interfere diretamente na participação do município no rateio do ICMS do estado. Contribui na atividade o Secretário Municipal de Finanças, Elóis Rodrigues, que esclareceu que é das DFC’s que são extraídos os dados de cálculo das contribuições das empresas. Destacou que é a partir destes dados que o município recebe sua parcela dos impostos do contribuinte.

“Quando a transmissão é feita fora do prazo, o município deixa de receber a parte que lhe compete”, esclarece Elóis. Na oportunidade foram discutidas também as resoluções 18/2015 e 30/2017 que tratam das atividades relativas à abertura, fechamento e desenquadramento de Microenpreendedores Individuais (MEI’s).

Até o final de maio de 2017, Francisco Beltrão possuía 3.144 MEI’s ativos. De acordo com o secretário Inácio Pereira, a estratégia agora é motivar os empreendedores a migrarem para Microempresa ME, para desta forma criar novas oportunidades de negócios para empreendedores, contadores e para o município.