Vacinação contra a Influenza

27 de março de 2023

A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Saúde, inicia nesta terça-feira, dia 28 de março, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A vacina será disponibilizada em todas as unidades de saúde da cidade e no interior em Nova Concórdia, Assentamento Missões e KM 20, que são as que contam com salas de vacina. Ao todo são 22 locais. Nas demais unidades serão agendados os dias de vacinação. A prefeitura recebeu 3.150 doses para começar a imunização.

No Brasil a campanha começa oficialmente no dia 10 de abril, mas o Paraná antecipou o início para esta terça-feira. A antecipação em 17 dias da campanha da Influenza considera o fato de o Paraná estar localizado ao Sul do País, uma região tradicionalmente mais fria e pelo grande número Síndromes Respiratórias Agudas Graves ocorridas no último ano, sobrecarregando o atendimento nas unidades de saúde.

Serão vacinadas crianças dos seis meses até 5 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

O secretário Manoel Brezolin, da Saúde, convoca a população para tomar a vacina. “É de fundamental importância que as pessoas que fazem parte destes grupos se imunizem o mais breve possível. A vacina protege e salva vidas”, enfatiza Brezolin. Comenta ainda que as equipes de saúde estão prontas para receber a comunidade neste início de campanha de vacinação.