Upa recebe últimos acabamentos antes da abertura, dia 12

1 de junho de 2015

Várias frentes de trabalho atuam em serviços externos e internos da Upa, que começará a atender dia 12

Nesta semana estão se intensificando os trabalhos de preparação da Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24 Horas) de Francisco Beltrão. Várias equipes atuam em diferentes serviços para colocar toda a estrutura de mais de 3.200 m2 em funcionamento no dia 12, uma sexta-feira.

Nesta semana deve ser concluída a etapa de pavimentação da área externa, que contemplou obras de asfaltamento, colocação de paver e plantio de grama. Por dentro, a unidade já está recebendo equipamentos e mobiliários, além da adequação da parte elétrica e hidráulica.

“Estamos a pelo menos seis meses trabalhando no processo licitatório de compra dos materiais e no planejamento da implantação da Upa”, explica a secretária de Saúde, Rose Matri Guarda. Um comitê comandado pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto e com a participação das secretarias de Saúde, Urbanismo e Planejamento, além do DIPPM, Debetran e Departamento de Compras, foi montado para conduzir o processo de implantação da unidade.

Upa atenderá em caráter experimental

A partir do dia 12 de junho,a  Upa 24 Horas atenderá somente a população de Beltrão e em caráter experimental até 10 de julho, quando será oficialmente inaugurada. Segundo a Secretaria de Saúde, o período é necessário para adaptar a rede de saúde do município ao estabelecimento, que atenderá casos de urgência e emergência de acordo com o Protocolo de Manchester, priorizando o atendimento conforme a gravidade dos casos.

A Upa contará com quatro médicos por plantão, mais 125 funcionários – para se ter uma ideia, o PA 24 Horas possui cerca de 50. O custo total do serviço, contando a construção do prédio, equipamentos, mobiliários e obras complementares, chegará a R$ 7,1 milhões, sendo pelo menos R$ 4 milhões bancados pela Prefeitura de Beltrão.