UPA aprimora atendimento de cardiologia 

13 de março de 2023

 A UPA 24 Horas de Francisco Beltrão obteve um importante avanço no atendimento de pacientes com sintomas cardíacos. A prefeitura firmou parceria com o Ministério da Saúde e agora a UPA está integrada ao Projeto Boas Práticas (Proadi-Sus).

        A unidade de saúde recebeu um notebook e um eletrocardiograma, sistema que fica interligado nas 24 horas do dia com médicos especialistas em cardiologia do Hospital de Beneficência Portuguesa, de São Paulo, que é reconhecido como um dos melhores centros de cardiologia do Brasil.

       De acordo com a coordenadora administrativa da UPA, Ida De Toni, quando a UPA recebe pacientes com dores no tórax ou outros sintomas de problemas cardíacos, o profissional da unidade de saúde de Beltrão realiza os exames e interage com o médico especialista em cardiologia. De forma conjunta e com a celeridade necessária decidem os procedimentos que devem adotar bem como os encaminhamentos necessários. O especialista emite de forma imediata o laudo com o diagnóstico.

        “Através desta troca de informações do nosso profissional com o especialista, é possível obter um resultado mais efetivo. Isso é de suma importância para os pacientes, principalmente em casos considerados graves”, enfatiza Ida. Segundo ela, no Paraná somente três UPAS foram contempladas com este sistema.

         O equipamento começou a ser utilizado na semana passada e os profissionais da UPA ficaram impressionados com a qualidade do atendimento e a rapidez na emissão do laudo por parte dos especialistas em cardiologia. “A conquista é de suma importância para se ter uma conclusão precisa do quadro clínico e salvar vidas, pois é mais fácil identificar os casos graves, que precisam de um atendimento emergencial”, conclui a coordenadora.




Pular para o conteúdo