UPA amplia estrutura para pacientes com COVID-19

     Na tarde desta quarta-feira (10), por meio de entrevista coletiva, o prefeito Cleber Fontana, de Francisco Beltrão, anunciou um plano emergencial de reorganização da rede de saúde visando ampliar a estrutura da saúde pública municipal para atendimento de pacientes com a covid-19. As medidas entram em vigor neste sábado, dia 13 de março. Uma das principais é a duplicação da capacidade de internamentos na UPA 24 Horas, cuja capacidade de pacientes passa de 16 para 32. 

      “O momento é crítico em todo o país devido ao aumento expressivo de casos, da ocupação hospitalar e da gravidade dos pacientes infectados. Estamos buscando alternativas para que todos continuem tendo atendimento. Com a reorganização da nossa rede buscamos atender a demanda com qualidade”, explica o prefeito. As medidas serão mantidas nos próximos 30 dias, prazo que pode ser ampliado se houver necessidade. 

       A UPA 24 Horas passa a ser “porta aberta” somente para pacientes com problemas respiratórios, com o atendimento de crianças e adultos suspeitos ou confirmados com a covid-19. O local terá leitos para abrigar até 32 pacientes, o dobro da capacidade atual. Receberá pacientes com outros problemas em situação de emergência somente via SAMU e Corpo de Bombeiros. 

       O Centro de Saúde da Cidade Norte passa a funcionar 24 horas para absorver a demanda da UPA que não seja relacionada a covid, especialmente consultas clínicas de urgência. Outra medida é o fechamento temporário das unidades de saúde dos bairros São Cristóvão e São Francisco. As equipes de saúde destas duas unidades vão reforçar as equipes que atuam na UPA. Moradores destes dois bairros devem procurar a unidade de saúde do bairro mais próximo. 




Skip to content