Secretaria de Saúde lança o programa Acolher

       A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão está lançando neste mês de abril e começa a colocar em prática o Programa Acolher, com ações voltadas para a humanização do cuidado em saúde materno infantil. O objetivo principal é qualificar a atenção à saúde das gestantes, bebês e lactantes atendidas em toda a rede municipal. 

         A coordenadora do programa, fonoaudióloga Aline Schmatz, explica que dentre as ações constam a qualificação das consultas de pré-natal e puerpério, educação continuada aos profissionais de saúde, construção de protocolo de atendimento com incentivo e apoio ao aleitamento materno, cuidados com o recém nascido e introdução alimentar. 

        Também serão desenvolvidas ações de educação em saúde para a população, incentivo ao parto normal e o fomento à humanização no atendimento em todos os níveis de atenção à saúde. “Nossa meta é ter a saúde da gestante, da mãe e do bebê com atenção diferenciada, o que vai gerar impactos importantes no ambiente familiar, na sociedade e também no desenvolvimento da criança durante a primeira infância”, justifica Aline.

       Nesta semana estão sendo realizadas reuniões com as equipes de enfermagem das unidades de saúde da cidade e do interior para o início das atividades. Inicialmente será realizado um levantamento sobre o aleitamento materno e o consumo alimentar de crianças com até dois anos de idade. O município possui mais de cinco mil crianças nesta faixa etária. Esse trabalho contará com a participação das Agentes Comunitárias de Saúde e deve ser concluído até setembro. Esses dados irão nortear todas as ações do programa. 

        Além dos profissionais de saúde da prefeitura, serão feitas parcerias com as universidades para que os acadêmicos dos cursos da área de saúde também participem do programa. “O incentivo ao aleitamento materno e a introdução da alimentação saudável para as crianças no momento correto serão os focos principais do programa”, relata Aline. 




Skip to content