Secretaria de Saúde aplicou quase o dobro do exigido em lei em 2015

26 de fevereiro de 2016

Em três anos, percentual de recursos próprios da Prefeitura destinados à Saúde subiu de 22,5% para 29,1%, que corresponde a mais de R$ 34 milhões somente no ano passado

Secretária Rose Mari Guarda apresentou os números da Saúde em audiência pública na Câmara

Os dados divulgados nesta sexta-feira (26) pela Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão mostram que a pasta recebeu quase um terço da receita corrente líquida do Município no ano passado. A Prefeitura aplicou 29,16% das receitas próprias no setor, quase o dobro dos 15% exigidos por lei, segundo demonstrou a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, na audiência pública de prestação de contas.

“Este índice é um reflexo de quanto o Município está investindo em Saúde e vem aumentando em função da ampliação do atendimento, criação de novos serviços e funcionamento de novas unidades, como a Upa 24 Horas; tudo isso demanda mais recursos para seu custeio e funcionamento e, consequentemente, elevação do percentual aplicado”, explicou a secretária durante a audiência na Câmara.

O índice corresponde ao investimento de R$ 34,6 milhões feito somente pela Prefeitura, sem contar repasses federais e estaduais, e ficou acima do registrado nos dois anos anteriores, de 22,5% em 2013 e 26% em 2014.

Em todo o ano passado, a rede municipal de saúde de Francisco Beltrão realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos desde a atenção básica até a especializada.

Além da Saúde, a Secretaria de Finanças também apresentou o balanço financeiro do Município no ano passado, com superávit orçamentário de R$ 1,2 milhão e dívidas de longo prazo que correspondem a apenas 15,27% do Orçamento, quando até 120% é permitido.

Os relatórios foram entregues às comissões de Saúde e a de Finanças e Orçamentos da Câmara de Vereadores.