Saúde intensifica vacinação contra meningite e HPV

21 de setembro de 2022

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão volta a alertar sobre a importância da vacina contra a meningite, subtipos A,C,W e Y, e HPV (Vírus do Papiloma Humano). As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde da prefeitura.

De acordo com a enfermeira Ana Paula Valandro, do Setor de Imunização da secretaria, nos dois casos houve ampliação da faixa etária contemplada. Em relação ao HPV, agora está disponível para meninas e meninos de 9 à 14 anos. A vacina ACWY é dirigida agora para a faixa etária dos 11 aos 14 anos.

As infecções pelo vírus HPV são do trato reprodutivo mais frequentes e responsáveis por uma variedade de cânceres em homens e mulheres. “São doenças que podem ser prevenidas por meio da vacina, por isso é importante que todos se imunizem”, relata a enfermeira.