São Francisco apresenta balanço em reunião com Prefeitura e 8ª Regional

5 de fevereiro de 2015

Prefeitura e 8ª Regional se reuniram com a direção do São Francisco, que apresentou um balanço financeiro e as necessidades para continuar credenciado ao Sus

Em uma reunião na tarde desta quinta-feira (5), a direção do Hospital São Francisco apresentou um balanço financeiro da instituição e os principais pontos responsáveis pelo pedido de descredenciamento do Sistema Único de Saúde (Sus), ocorrido em janeiro. O encontro reuniu a Prefeitura de Francisco Beltrão e a 8ª Regional de Saúde.

Segundo a diretora geral do HSF, Dra. Páscoa Minussi, o pedido de descredenciamento foi motivado pelo congelamento dos valores pagos pelo Sus para os procedimentos médicos, que estão há 15 anos sem reajuste, e não acompanham o aumento dos custos operacionais da instituição.

Tanto a Prefeitura quanto a 8ª Regional receberam o documento que demonstra a inviabilidade do hospital no atual modelo de funcionamento pelo Sus e no qual se demonstra aberto à negociações para continuar atendendo pelo Sistema. “Agora, vamos buscar o envolvimento de secretários de saúde, prefeitos e governo do Estado para discutir até que ponto podemos avançar para assegurar a permanência do hospital no Sus”, afirmou o prefeito Antonio Cantelmo Neto, que integra a Comissão de Saúde e Ação Social da Amsop.

Atualmente, Francisco Beltrão é o município que proporcionalmente mais contribui com o São Francisco para manter o atendimento de urgência e emergência. Em 2014, os valores pagos pelo Município para manter o suporte foram elevados para R$ 100 mil e no final do ano uma nova proposta de pagamento de R$ 164 mil pela Prefeitura e R$ 180 mil pelo Estado não foi acatada pela direção do hospital, que decidiu pedir o descredenciamento por considerar os valores da tabela do Sus defasados.