Sábado é o dia D de vacinação contra sarampo e gripe

26 de abril de 2022

Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda, junto com a influenza – Curitiba, 04/04/2022

       Está em andamento a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo. O Dia D de vacinação será neste sábado, 30 de abril. Em Francisco Beltrão, de acordo com a prefeitura, as unidades de saúde atenderão no sábado das 08h00 às 14h00. No caso do sarampo, devem ser imunizadas crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e trabalhadores da saúde.

       O sarampo é uma doença infeciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir para óbito, principalmente em crianças menores de um ano ou desnutridas. Em 2016 o Brasil foi contemplado com o selo de país livre do sarampo, mas em 2018 voltou a registrar novos casos e óbitos, por isso a vacina é a melhor prevenção. A meta é atingir pelo menos 95% do público alvo.

         A vacina contra a gripe (influenza) está disponível no momento para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A partir deste sábado, dia 30, também terão acesso a vacina crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e funcionários do sistema prisional. A campanha terá sequência até 3 de junho.

      A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 4 de abril, ou seja, há quase um mês, mas a procura está muito baixa. Até esta terça-feira (26), conforme a secretaria municipal de Saúde, foram vacinados em Francisco Beltrão 6.297 idosos e trabalhadores da saúde.

       No caso dos idosos, a meta é vacinar 12 mil pessoas, mas somente 5.109 foram imunizados até o momento, o que corresponde a 42% da meta. Quanto aos trabalhadores da saúde, a meta é imunizar 3.500, mas somente 1.180 tomaram a vacina, 33% da meta. No total, com os novos grupos prioritários, a mete é vacinar 32.098 pessoas contra a influenza. Em relação ao sarampo, a meta no município é vacina 5.018 crianças.




Skip to content