Prefeitura treina e reforça equipes para combater a dengue

17 de março de 2022

A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão está reforçando as equipes para suprir a demanda de atendimento à dengue. Nos próximos dias novos profissionais serão contratados. Além disso, o protocolo de atendimento à dengue foi revisado, dando maior agilidade e uniformizando o atendimento nas unidades. Nesta semana também, todos os profissionais estão passando por um treinamento online com médico infectologista para atender os casos de dengue.

“Todas as nossas unidades atendem os casos de dengue. Tendo sintomas, procure a unidade mais próxima de sua residência”, esclarece o secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin. Esclarece ainda que, em caso de sintomas, os pacientes podem procurar qualquer unidade de saúde, não necessariamente a UPA. Os principais sintomas de dengue são febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e articulares. Os pacientes devem evitar a automedicação.

Trabalho preventivo

As ações de prevenção à dengue segue em ritmo intenso, com as equipes de agentes de saúde e agentes de endemias. Nesta semana foi acertada a participação das forças de segurança e entidades da sociedade civil organizada em mutirões de combate ao mosquito aedes aegypti.

Também está sendo realizado o fumacê, com veículo da Secretaria de Estado de Saúde, que está percorrendo os bairros com maiores índices de infestação do mosquito. “O combate à dengue é uma tarefa do município, do Estado, mas é também uma missão de todos, de cada cidadão, que precisa fazer a sua parte e eliminar os criadouros do mosquito”, lembra o secretário Brezolin.