Prefeitura realiza campanha sobre aleitamento materno

2 de agosto de 2022

Stefany Finger amamentando o  filho Christopher. Foram os vencedores da campanha realizada em 2021.

O mês de agosto, também chamado de “Agosto Dourado”, é dedicado internacionalmente para ações em prol do aleitamento materno. Neste ano o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno é “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”.

A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Saúde, vai realizar uma série de atividades. A principal é a campanha “Minha História de Amamentação”, edição de 2022, com o objetivo de mostrar a realidade enfrentada pelas mulheres e seus bebês durante a amamentação, além de inspirar as mães a amamentarem.

Para participar basta postar no instagram ou facebbok, até o dia 25 de agosto, uma foto amamentando e contando a sua história de amamentação. Podem participar mães que residem em Francisco Beltrão, que estejam amamentando e que tenham feito o pré-natal ou acompanhamento do bebê através do SUS. Também devem ter o perfil aberto, curtir e marcar a publicação    no perfil do Programa Acolher, no Facebook ou Instagram (@programa.acolher), usando a hashtag #minhahistóriadeamamentação2022.

No dia 26 de agosto será realizado um sorteio para definir a vencedora.       A participante sorteada ganhará um ensaio fotográfico para mãe, bebê e família, incluindo a maquiagem e cabelo para o dia das fotos. Ela e o bebê serão a imagem para a Campanha Municipal de Aleitamento Materno de 2023. A ganhadora da campanha de 2021, Stefany Finger (@stehh_finger) e seu filho Christopher, são a imagem do cartaz da campanha deste ano.

Capacitação Profissional

Outra iniciativa é uma capacitação sobre prevenção e manejo de problemas relacionados à amamentação e a introdução alimentar. Participarão profissionais médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Primária e Especializada à Saúde. A capacitação acontece nesta quarta e quinta-feira, dias 3 e 4, na Unipar, com turmas pela manhã e à tarde.

O Aleitamento Materno é a ação de saúde materno-infantil mais eficaz e com melhor custo-benefício na prevenção de doenças e promoção de saúde, além de ser um dos melhores investimentos sociais em segurança e desenvolvimento econômico pelos seus inúmeros benefícios no desenvolvimento emocional e intelectual das pessoas.