Prefeitura prepara novas ações de combate ao Aedes em parceria com instituições

5 de fevereiro de 2016

Secretária de Saúde, Rose Guarda, recebeu nesta semana o comando do 16º ECM, um dos parceiros da Prefeitura nas ações

Entidades de classe, clubes de serviço, associações de moradores e instituições militares estão auxiliando o governo municipal no combate aos focos de Aedes aegypti em Francisco Beltrão. Desde a última semana a Secretaria de Saúde vem articulando a participação das instituições em ações nos próximos dias; a primeira será neste sábado (6), quando acontece a chamada Hora H.

Durante o dia, as associações de moradores e agentes da Prefeitura estarão vistoriando terrenos e orientando a população nos bairros Alvorada, São Miguel, Cristo Rei, Novo Mundo, São Francisco e Cango. Às 10 da manhã, órgãos de comunicação irão transmitir em rede avisos para que os moradores verifiquem possíveis focos de larvas no terreno.

Outra ação está marcada para o dia 15, quando a parceria entre poder público e instituições estará nos bairros Cantelmo, Sadia, Vila Nova e São Miguel. O mutirão deverá reunir mais de 300 pessoas entre agentes e representantes de entidades.

Nesta quinta, a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, recebeu o comando do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e destacou a importância do envolvimento da sociedade no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. “Estamos traçando um cronograma de atuação que aproveita o contingente disponibilizado por cada uma dessas entidades, que estão nos oferecendo um reforço importante”, afirmou.

Nas últimas duas semanas, uma equipe com 195 pessoas entre agentes de saúde e temporários passaram a integrar o serviço de combate ao Aedes, com fiscalização em terrenos, vistoria em possíveis focos e mutirões de coleta de entulhos.