Prefeitura fez arrastão em sete bairros para coibir focos do Aedes

31 de dezembro de 2015

Ação integrada entre as secretarias de Beltrão tem passado por diversos bairros recolhendo entulhos que podem virar criadouro de larvas

Nos últimos dez dias pelo menos sete bairros de Francisco Beltrão receberam o chamado mutirão contra a dengue, da Prefeitura. A ação envolve as secretarias de Urbanismo, Saúde e Assistência Social para coibir focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O trabalho envolve uma equipe com cerca de 30 pessoas para recolher entulhos que possam acumular água, foi desenvolvido até a véspera de ano novo e será retomado já na próxima segunda-feira (4). “Beltrão realiza um trabalho diferenciado para combater a dengue, articulando ações entre as secretarias e de forma incessante, mesmo nesse período de férias”, analisa o prefeito em exercício, Eduardo Scirea.

Na passagem pelos bairros Novo Mundo, São Francisco, São Miguel, Marrecas, Jardim Virgínia, Pinheirão e Pinheirnho o mutirão recolheu cerca de 40 cargas de entulhos, a maioria móveis e eletrodomésticos velhos. Além disso, a Prefeitura realiza rotineiramente visitas através do agentes de combate a endemias, bloqueios e aplicação de fumacê e recebe denúncias de focos pelo 3524-2415.

Desde janeiro Beltrão já confirmou 44 caos de dengue entre autóctones e importados e desde setembro não registra nenhum caso da doença, apesar de ter pacientes suspeitos. O índice de infestação é de 5,7%, considerado alto.