Prefeitura está equipando novas unidades de saúde para iniciar atendimentos

15 de junho de 2016

Rose Guarda: “estamos dobrando o número de unidades para que pacientes tenham atendimento mais próximo, com mais profissionais e melhor estrutura”

Dez das onze novas unidades de saúde de Francisco Beltrão já estão recebendo equipamentos e móveis para iniciar os atendimentos nas próximas semanas. A Secretaria de Saúde elaborou um cronograma para colocar em funcionamento todas as unidades até julho, atendendo uma população de cerca de 25 mil pessoas na cidade e interior.

O investimento total somente em equipamentos passa de R$ 1,3 milhão: cerca de R$ 350 mil são oriundos do governo do Estado através de indicação do deputado estadual Missionário Ricardo Arruda e o restante – R$ 1 milhão – de recursos próprios da Prefeitura. A construção das unidades custou cerca de R$ 6 milhões, com grande parte destinado pelo governo federal, através do Ministério da Saúde.

“O funcionamento dessas novas unidades será uma verdadeira revolução na saúde básica de Beltrão, com atendimento mais próximo de casa, maior número de profissionais e melhor estrutura”, explica a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda. “Em 20 anos, o município implantou dez unidades do programa Saúde da Família e agora, de uma só vez vamos colocar 11 UBSs novas em funcionamento e isso terá um impacto de médio prazo muito grande”, completa a secretária.

Todas as equipes que irão atuar nas novas unidades já estão contratadas e trabalhando na rede municipal de saúde. Cada nova UBS terá médico, enfermeiro, agentes de saúde, odontólogo, técnicos e auxiliares trabalhando em período integral. Pelo menos seis unidades terão atendimento de profissionais do programa Mais Médicos.

Bairros contemplados

Industrial