Prefeitura deve assumir aluguel da Base do Samu em Beltrão

28 de julho de 2014

O prefeito de Marmeleiro e presidente do Ciruspar, Luiz Bandeira, foi recebeido nesta segunda pela secretária de Saúde, Rose Mari Guarda e pelo prefeito Cantelmo Neto para debater o caso

A partir do mês que vem a Prefeitura de Francisco Beltrão poderá começar a pagar o aluguel do espaço em que funciona a Base Descentralizada do Samu. O prefeito Antonio Cantelmo Neto ainda estuda a proposta, mas admitiu a possibilidade de arcar com os custos do aluguel do espaço durante reunião com o prefeito Luiz Bandeira, presidente do Ciruspar, o consórcio que administra o serviço na região.

Desde abril de 2013 que o Samu funciona junto com a USAV (Unidade de Suporte Avançado de Vida), próximo à Unipar. A Secretaria de Estado da Saúde havia assumido o aluguel do local até 2018, mas, os valores dos últimos meses não foram pagos e a proprietária do espaço ameaçou rescindir o contrato. “Queremos buscar uma solução para o impasse, por isso estudamos a viabilidade financeira de o Município assumir o valor do aluguel do local, onde deverá ser mantido o funcionamento da Base do Samu”, explicou o prefeito Cantelmo Neto.

Agora, a Prefeitura pedirá três avaliações imobiliárias para definir o valor de aluguel que pode ser pago pelo espaço. A secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, e a diretora administrativa Edineia Benini também acompanharam a reunião entre Prefeitura e Ciruspar.

Inicialmente, a Base do Samu funcionava dentro do parque de exposições, em um local que a Vigilância Sanitária declarou impróprio para a atividade. Desde abril do ano passado, um entendimento entre as secretarias municipal e estadual de Saúde permitia o funcionamento no atual espaço.