Prefeitura cadastra estabelecimentos de saúde

5 de outubro de 2022

Todos os estabelecimentos de saúde de Francisco Beltrão devem atualizar os seus cadastros junto ao CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). O Ministério da Saúde está solicitando que as secretarias municipais de saúde de todo o país atualizem o cadastro destes estabelecimentos junto ao órgão, principalmente com informações relacionadas aos equipamentos.

A prefeitura de Francisco Beltrão está alertando que todos devem tomar a providência, caso das clinicas, consultórios médicos e odontológicos, laboratórios, farmácias e demais estabelecimentos afins. Para fazer a atualização é simples. Basta acessar a página da prefeitura na internet  (franciscobeltrao.pr.gov.br), aba cadastro CNE, que está disponível na prefeitura on-line. Para acessar clique aqui (https://sites.google.com/view/atualizacoes-cnes-fb/in%C3%ADcio)

O CNES é a principal fonte de informações de estabelecimentos de saúde para a instância Federal. É através dele que políticas, ações e financiamentos são elaborados. Em Francisco Beltrão ele é necessário inclusive para a obtenção da licença sanitária e para adesão aos planos de saúde privados.

Esse cadastro reúne os dados atualizados de todos os estabelecimentos públicos ou privados, de pessoas físicas ou jurídicas, para subsidiar os gestores na implantação das políticas de saúde.

É importante que os estabelecimentos mantenham essas informações atualizadas, pois os dados são utilizados para diferentes ações, como  investimentos do Ministério da Saúde na atenção básica e especializada, distribuição de recursos e insumos. Para facilitar o procedimento de atualização cadastral a prefeitura disponibilizou o sistema on-line.