População adere à campanha de vacinação contra a gripe

20 de abril de 2017

Na segunda-feira, 17, teve início a campanha de vacinação contra a gripe. É a 19ª campanha, com abrangência em todo o Brasil. Em Francisco Beltrão a meta é vacinar 21 mil pessoas que fazem parte do público alvo. Na primeira semana de vacinação contra Influenza o município atingiu 2.956 pessoas, isso corresponde a 18% da meta.

No Estado foram vacinados 13%. Estes dados são correspondentes às vacinas aplicadas até esta quinta-feira, 20. Dentre os grupos prioritários a cobertura vacinal das crianças ainda não está dentro das expectativas.

Devido a este fato, a partir da próxima semana as secretarias municipais de Saúde e da Educação vão fazer um trabalho de sensibilização dos pais e responsáveis a respeito da importância da vacinação.

A vacina estará disponível nas unidades de saúde até o dia 26 de maio. A “mobilização nacional”, que será o Dia D da Campanha, acontece em 13 de maio, um sábado.

Nesta data os postos de saúde da cidade atenderão das 08h às 17h.

Segundo o diretor da secretaria municipal de Saúde, Fernando Brás Pauli, o mais recomendado é que as crianças recebam a vacina antes da mudança climática que acontece com a chegada do inverno. “Considerando que a campanha de vacinação está apenas na primeira semana, a movimentação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) está dentro do esperado.

São mais de 20 Unidades que estão preparadas para aplicação da vacina, facilitando o acesso para moradores tanto das áreas urbanas quanto rurais. Entretanto é

importante que os usuários não deixem para os últimos dias”, enfatiza Fernando.

Os grupos que fazem parte do público alvo são: idosos a partir dos 60 anos; crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O técnico de enfermagem Daniel Cadete aplicando vacina em um idoso.