Nota – Possibilidade de descredenciamento do São Francisco

6 de janeiro de 2015

Até o final da tarde desta terça-feira, a Prefeitura de Francisco Beltrão ainda não foi notificada sobre a possibilidade de descredenciamento do Hospital São Francisco do SUS; informação que chegou até o Prefeito Antonio Cantelmo Neto e a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, por meio de notícias na imprensa.

A Prefeitura esclarece que o São Francisco é um hospital privado que presta serviços ao SUS e cogita o descredenciamento porque, segundo a direção, precisa de mais recursos para manter em funcionamento o suporte de urgência e emergência, que é a estrutura de plantão do hospital e que, mesmo sem previsão legal, é pago por todos os municípios da região, além de ter aporte do Estado. O acordo prevê o pagamento somente para que o hospital ofereça o plantão – após o paciente dar entrada, todos os procedimentos são custeados pelo SUS.

A partir de janeiro, o hospital passaria a receber valores com reajuste considerável para manter o suporte de urgência e emergência: Beltrão pagaria R$ 168 mil (antes eram R$ 100 mil); o aporte do Estado subiria de R$ 120 mil para R$ 180 mil e os demais municípios continuariam pagando R$ 0,60 por habitante, acordo que deverá ser rediscutido frente a possibilidade de descredenciamento.

O prefeito Cantelmo Neto caracteriza a questão como uma “decisão empresarial” e assegura que “a população não precisa se preocupar, visto que Beltrão possui hospital público com capacidade instalada de 160 leitos”, o que considera uma alternativa de atendimento.