No Assentamento Missões, unidade de saúde atenderá outras 12 comunidades

15 de setembro de 2014

Vereador Roberson Fieira, Valdir Dalazem, prefeito Cantelmo Neto, secretária Rose Mari Guarda e o vice Eduardo Scirea descerram a placa de identificação da ESF

A unidade do programa Estratégia Saúde da Família instalada nesta segunda-feira (15) pela Prefeitura no Assentamento Missões já começou a atender logo após o evento de inauguração. A unidade está totalmente concluída, equipada e possui equipe de profissionais para atender outras 12 comunidades da região Sudoeste do interior de Francisco Beltrão.

“O que estamos conseguindo realizar com sucesso é a identificação das regiões e abrangência da atuação de cada unidade, uma organização importante para que as pessoas estejam bem assistidas quando precisam de atendimento”, explicou a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda. O prefeito Antonio Cantelmo Neto e o vice, Eduardo Scirea, e representantes da 8ª Regional de Saúde, do Conselho de Saúde e da comunidade também acompanharam a inauguração da ESF.

Esta é quarta Estratégia Saúde da Família implantada no município desde o ano passado. Isso significa que a unidade estará integrada para atender todos os programas e campanhas do governo federal, além de ter equipe e suporte para acompanhar diabéticos, hipertensos, gestantes e crianças. A unidade também terá médico e odontólogo, enfermeiros, auxiliares e os agentes de saúde.

Para o prefeito Antonio Cantelmo Neto, a inauguração da unidade marca a opção do governo municipal pelo fortalecimento das estruturas de atendimento da saúde pública. “Temos em nosso governo um objetivo claro com relação a atenção básica: levar as estruturas de saúde para mais perto das pessoas, reforçando sempre o sistema único, o SUS, e estando integrado ás suas políticas de atendimento”, destacou o prefeito.

Para a construção da ESF, Ministério da Saúde e Prefeitura investiram R$ 379 mil. O espaço tem 338 m2 entre consultórios, salas de atendimento e de procedimentos.