Mutirão de exames

27 de julho de 2017

No final da tarde desta quinta-feira (27) o prefeito Cleber Fontana assinou a Ordem de Serviço autorizando a secretaria municipal de Saúde e diversas clínicas contratadas a iniciarem um mutirão para a realização de 13 mil exames que estão na fila de espera, em algumas situações há três anos. Serão realizados 800 exames ao mês, inclusive em horários alternativos, à noite e em finais de semana, para agilizar os procedimentos.

“É mais um grande investimento que faremos na área de saúde, usando recursos próprios da prefeitura. No primeiro mutirão do ano conseguimos zerar a fila de cirurgias de catarata e agora o nosso foco é com os exames. O passo seguinte, já nas próximas semanas, será o mutirão de cirurgias”, comenta o prefeito Cleber Fontana.

Aline Biezus, secretária de Saúde, explica que a partir desta sexta-feira uma equipe da secretaria vai iniciar os contatos com as pessoas cadastradas e que estão no aguardo. Inclusive o telefonema poderá ser feito à noite. “Não é preciso procurar a secretaria porque nós faremos o contato com todos os inscritos à medida em que os exames forem agendados”, explica Aline.

Várias clínicas foram cadastradas para agilizar os procedimentos. Inicialmente serão priorizados exames de ultrassonografia que possuem a maior fila e cujo tempo de espera também é maior. Além disso, serão contemplados exames de colonoscopia, endoscopia, ressonância, tomografia, oftalmologia, dentre outros de média e alta complexidade. A secretária também explica que, mesmo com o mutirão, o trabalho rotineiro em relação a exames será mantido de forma normal.

Na foto o prefeito Cleber Fontana entregando a Ordem de Serviço para a secretária Aline, acompanhada de Evelyn Kuerten Pelizzeri (setor de faturamento), Elaine Antes Anghinoni (coordenadora de atenção especializada e hospitalar) e Patricia Mallmann Brocardo (coordenadora do departamento de regulação).