Lions realiza campanha de prevenção do Diabetes

Neste sábado, dia 1º de junho, o Lions Clube de Francisco Beltrão realiza a Campanha de Prevenção e Detecção do Diabetes. A programação será na Praça da Liberdade, ao lado do Terminal Urbano, com início às 08h00 e seguindo durante toda a manhã. A iniciativa conta com parceria da secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão. No mesmo local será realizada a 2ª Mateada Leonística.

        As pessoas devem comparecer em jejum para fazer o exame. Se o resultado detectar a presença da doença, terá o encaminhamento para acompanhamento e tratamento na rede pública municipal de saúde. A melhor forma de combater a doença é por meio da prevenção e da educação, o que motivou o Lions a realizar esta campanha não só em Beltrão, mas em todo o Brasil. Além dos testes rápidos, também haverá uma equipe distribuindo material com orientações.

       De acordo com os organizadores, a atividade deste sábado faz parte de uma série de outras ações que serão realizadas no decorrer do ano abordando o diabetes. Inclusive serão realizadas palestras em empresas como forma de orientar o maior número possível de pessoas sobre a gravidade da doença e os hábitos que devem ser seguidos para evitar o diabetes.

Diabetes

       O Diabetes é uma epidemia global que afeta um número crescente de homens, mulheres e crianças de todo o mundo. Pode levar a doenças graves que afetam o coração, vasos sanguíneos, olhos, rins, nervos e dentes.

         Na maioria dos países de alta renda, o diabetes é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores. Acredita-se que afetará 629 milhões de adultos até 2045.

      A doença é silenciosa, o que significa que geralmente se não forem feitos exames a pessoa pode não ter consciência de que tem esta condição. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são: excesso de peso e obesidade; ingestão de açúcar e gordura em excesso; sedentarismo; herança genética; idade; estresse e alcoolismo, dentre outros fatores.

       Para controlar a doença é necessário adotar uma vida saudável, com alimentação equilibrada (evitando gorduras, açúcar e consumir mais frutas, vegetais e fibras), praticar exercícios físicos regularmente, monitorar periodicamente os níveis de glicemia no sangue e tomar a medicação corretamente quando prescrita pelo médico. 




Skip to content