Infestação do Aedes tem redução

17 de maio de 2023

O setor de endemias da secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão divulgou nesta quarta-feira, dia 17 de maio, o resultado do terceiro levantamento realizado em 2023 sobre a infestação de larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O índice foi de 3,6%, considerado de médio risco. Em relação ao levantamento anterior, realizado em março, houve uma boa redução, pois tinha sido de 5,5%.

De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, foram vistoriados 1.600 domicílios. Os focos foram encontrados principalmente em edificações habitadas. As larvas foram localizadas em pratos com flores, baldes com água, cisternas e materiais recicláveis. “Com a chegada do inverno e o declínio das temperaturas a infestação diminui, mas a população deve se manter em alerta e eliminar todos os criadouros do mosquito”, alerta a coordenadora.

No atual ano epidemiológico, iniciado em agosto de 2022, foram confirmados 69 casos de dengue em Francisco Beltrão, sendo 52 autóctones, ou seja, contraídos no próprio município, e 17 importados. Em relação a Chikungunya, são 5 casos, com 4 autóctones e um importado. Nenhum caso de Zika Vírus foi confirmado até o momento.