Incidência do Aedes em Beltrão

15 de março de 2023

O setor de endemias da secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão divulgou nesta quarta-feira, dia 15 de março, o resultado do segundo levantamento realizado em 2023 sobre a infestação de larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O índice foi de 5,5%, considerado de alto risco. Também ficou acima do levantamento anterior, realizado em janeiro, quando foi de 2,4%.

De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, foram vistoriados 1.560 domicílios. Os focos foram encontrados principalmente em materiais recicláveis, tanques e baldes com água. A região da cidade com o maior número de focos é o Conjunto Terra Nossa, onde o índice de infestação chegou a 32,5%. “As chuvas constantes e o calor mais intenso neste período do ano são fatores que contribuem para o aumento da infestação, por isso é importante que todos estejam atentos e eliminem os criadouros”, alerta a coordenadora.

Um fato que chama a atenção neste levantamento, segundo Tania, é que no Cemitério Municipal do Centro foram encontrados 16 focos, todos em vasos de flores com água. Ela volta a alerta que as pessoas devem usar areia nos vasos ao invés de água. Relata ainda que no local são feitos constantes mutirões de limpeza e mesmo assim focos foram localizados.

No período de agosto de 2022 até agora foram confirmados 16 casos de dengue em Francisco Beltrão, sendo 12 autóctones e 4 importados. Em relação a zika vírus e Chikungunya, nenhum caso foi confirmado. O ano epidemiológico para acompanhamento de casos de dengue vai de agosto até julho do ano seguinte, conforme determina a Secretaria de Estado da Saúde.