Focos de dengue estão controlados em Beltrão

29 de outubro de 2022

O setor de endemias da secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão divulgou o resultado de mais levantamento sobre a infestação de larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O índice foi de 0,6%, considerado de baixo risco, mas ficou acima do levantamento anterior, que foi de 0,2%.
   De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, o levantamento foi realizado em 1.517 domicílios. Ela alerta que com a elevação das temperaturas, os cuidados devem ser redobrados. Também recomenda que quem possui piscina em casa deve ter um cuidado especial, pois neste levantamento foram encontrados focos em piscinas.
   Outro alerta é relacionado ao Dia de Finados, que será nesta quarta-feira, 2 de novembro. As pessoas devem evitar vasos de flores com água. A recomendação é utilizar areia. Inclusive a prefeitura vai disponibilizar areia em todos os cemitérios. Nos dias 3 e 4 as equipes de endemias farão limpeza em todos os cemitérios para evitar focos de dengue.
   Tânia informa que as equipes da secretaria que atuam neste setor permanecem nas ruas, orientando a comunidade, mas a colaboração da população é fundamental para manter o controle. “Se todos fizerem a sua parte neste trabalho conjunto do poder público e a comunidade, podemos manter a situação controlada”, enfatiza a coordenadora. Nos últimos três meses não foram registrados casos de dengue em Beltrão.