Evento marca o início de mais uma turma de residência médica em Francisco Beltrão

1 de março de 2023

Com a presença de autoridades e profissionais de saúde, foi iniciado oficialmente ontem mais um Programa de Residência em Clínica Médica, que será realizado majoritariamente no Hospital São Francisco, mas que tem a coordenação do curso de medicina da Unioeste e também o apoio do Hospital Regional do Sudoeste, do CEONC, ARSS e Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão.

Este é o segundo programa de Residência Médica da Unioeste. O primeiro foi lançado em 2019 em Cirurgia Geral e está na segunda turma. Para o diretor do campus da universidade, professor Adilson da Rocha, além de dar continuidade na formação dos alunos de Medicina, os cursos de residência proporcionam a manutenção dos profissionais atuando na região Sudoeste. “Além de ser uma exigência dos cursos de medicina, programas de residência trazem grandes benefícios para a comunidade e mantém os profissionais por mais tempo atuando no município”, completa ele.

O diretor geral do Hospital São Francisco, enfermeiro Maico Trevisol destacou o papel da instituição no atendimento e na formação acadêmica. “Para nós é uma honra receber este programa de residência. Lembrando que o hospital São Francisco, além de ser uma instituição curativa, serve também de estágio e formação profissional para inúmeras áreas na saúde”, destacou ele.

Autoridades também destacaram a importância do curso para o desenvolvimento não só da saúde mas do município como um todo. “Nos últimos anos tivemos uma melhoria significativa no atendimento público da saúde. E isso gera necessidade de melhorarmos cada vez mais. São iniciativas como estas que ajudam a qualificar ainda mais o serviço”, destacou o prefeito Cleber Fontana.

Ao final do evento os dois médicos residentes, Tatiana Marangon Pereira e Evaldo Wust Neto, receberam oficialmente os jalecos que serão usados no trabalho de residência, que terá a duração de dois anos.