Em fase final de construção, novas unidades de saúde vão ampliar atendimento básico

3 de fevereiro de 2016

Ao longo do ano a Prefeitura de Francisco Beltrão pretende colocar em funcionamento todas as 11 unidades de saúde que estão sendo construídas no município. Os prédios estão em fase de conclusão e alguns devem ser finalizados pelas construtoras ainda este mês para poderem ser equipados e iniciar os atendimentos, segundo apurou a secretária Rose Mari Guarda, que nesta semana fiscalizou as obras.

“Este tipo de acompanhamento é feito mensalmente para poder verificar a evolução das obras e a qualidade do serviço. Após a conclusão dos prédios, vamos trabalhar na implantação das equipes onde ainda não existe, equipar as unidades e colocá-las em funcionamento, atendendo a população”, explica a secretária Rose Guarda.

A Prefeitura já iniciou o processo licitatório para adquirir equipamentos e mobiliários e está contratando os profissionais que irão atuar nos estabelecimentos e estima investir mais R$ 1,6 milhão nesta fase de implantação das unidades. Para construção dos prédios estão sendo investidos cerca de R$ 6 milhões entre recursos do Município e do governo federal.

O projeto para construção das novas UBSs iniciou ainda em 2013 com o objetivo de ampliar o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em Beltrão e melhorar o atendimento básico. No mesmo ano o projeto foi liberado pelo Ministério da Saúde e em 2014 a Prefeitura realizou as licitações, escolha de terrenos e iniciou as obras, que agora estão sendo concluídas.

Entre as novas unidades de saúde, todas serão ESF e terão equipe com médico, dentista, enfermeiro e auxiliares. Segundo Rose, as UBS irão dobrar a cobertura do Saúde da Família em Beltrão e trarão uma significativa melhora da atenção básica no município. “Vamos ter quase 90% de cobertura do programa na cidade e interior, um índice que poucos municípios paranaenses têm e que na prática irá permitir um atendimento melhor e mais eficiente para as pessoas”, afirma a secretária de Saúde.

Bairros com novas UBSs

Sadia