Curso sobre manipulação de alimentos

20 de julho de 2017

A terceira turma do curso sobre boas práticas de manipulação de alimentos concluiu a atividade nesta semana. O curso é oferecido gratuitamente através de parceria da Vigilância Sanitária Municipal, Centro Empresarial e a Unioeste, por meio do curso de nutrição. Trata-se de um projeto permanente, com a formação de turmas regulares durante todo o ano. Inclusive as aulas também são ministradas à noite, para atender os profissionais que trabalham durante o dia.

Thalita Schmoller, inspetora da Vigilância Sanitária, explica que obrigatoriamente os manipulares de alimentos devem participar do curso. O         Código de Saúde do Paraná (Lei estadual 13.331/01), regulamentada pelo Decreto Estadual 5711/02, estabelece que a pessoa que trabalha diretamente com alimentos nos estabelecimentos comerciais deve receber as orientações sobre a maneira correta de fazer a manipulação.

Segundo ela, os ambulantes, indústrias, lanchonetes, restaurantes, bares, e estabelecimentos similares devem ter profissionais com esta formação.  “Toda pessoa que trabalha com alimentos deve passar pela capacitação, porque  a correta manipulação evita contaminações, que consequentemente levam a doenças (DTAs)” alerta Thalita.

Também lembra que o curso ensina a maneira correta de escolher e receber a matéria prima, armazenar, manipular, higiene, estrutura necessária, documentação e registros para regularização dessas empresas. Estabelecimentos que não possuírem pelo menos um manipulador capacitado e certificado podem ser penalizados e não obterão a licença de funcionamento.

“Queremos manter a qualidade dos produtos e capacitar os manipuladores, porque com esta conscientização este profissional saberá corretamente como zelar pela segurança do alimento servido ao cliente. É um importante trabalho de prevenção”, relata Thalita. As inscrições são mantidas de forma permanente no Centro Empresarial, na rua Elias Scalco, próximo do Colégio Mário de Andrade. Informações complementares pelo (46) 3524-87-41.

IMG_9862




Pular para o conteúdo