Cuidados com compra e armazenamento de alimentos podem evitar contaminação

19 de janeiro de 2015

Inspetores sanitários vistoriam restaurantes e estabelecimentos ao menos duas vezes por ano para verificar as condições de armazenamento e preparo dos alimentos

Com a intensificação do calor dos últimos dias, alguns cuidados na hora da compra, armazenamento e ingestão de produtos – principalmente congelados – são imprescindíveis para garantir a segurança alimentar. O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão está intensificando a fiscalização aos estabelecimentos alimentícios para garantir a qualidade dos produtos comercializados.

“Esta é uma época em que as condições climáticas tornam alguns alimentos mais sensíveis, por isso é importante seguir algumas regras para acondicionar os produtos e manter sua qualidade”, explica o inspetor sanitário da Prefeitura, Ciro Portes.

Quem costuma comer fora de casa deve observar alguns aspectos importantes em restaurantes e lanchonetes. Segundo Ciro, deve-se considerar a limpeza e organização do estabelecimento, a apresentação dos alimentos, modelo do bifê e vestimenta dos funcionários. “As paredes, pisos e bancadas claras e de fácil higienização, sem trincos e rachaduras e a ausência de moscas são bons indícios de que os alimentos seguem normas sanitárias e podem ser consumidos sem risco”, afirma o inspetor.

Os restaurantes e lanchonetes de Beltrão são vistoriados pela Vigilância em Saúde duas vezes por ano e devem atender normas estabelecidas no Código de Saúde do Paraná. Os casos de descumprimentos das exigências geram notificações, multas e, em casos extremos, até interdição dos estabelecimentos que não se adéquam.

No entanto, atenção ainda maior deve ser dada à compra de alimentos in natura. Frios e congelados, por exemplo, devem estar congelados por completo, sem partes em processo de descongelamento, e serem comprados por último para evitar ficar muito tempo em temperatura ambiente. Frutas e verduras devem ser armazenadas sob refrigeração, sempre em embalagens limpas, e por pouco tempo.

Contaminação

A ingestão de alimentos acondicionados de maneira incorreta pode provocar contaminação bacteriana com náuseas, vômitos, mal estar, febre e diarréia e em alguns casos pode evoluir para um quadro clínico. As bactérias mais comuns são a Escherichia coli, Salmonela, Clostridium botulinum e Staphylococcus aureus.