Conselho de Saúde prepara Conferência Municipal

30 de janeiro de 2023

O Conselho Municipal de Saúde de Francisco Beltrão está intensificando os preparativos para a 13ª Conferência Municipal de Saúde, que será no dia 11 de março, no auditório da UNIPAR. Antes disso acontece o lançamento oficial na próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro, às 09h00, no auditório da prefeitura, quando será divulgada toda a programação. Depois serão promovidas as pré-conferências.

A Conferência é o foro de debates sobre saúde, aberto a todos os segmentos da sociedade (gestor, prestador de serviço ao SUS, trabalhador de saúde e usuários do SUS). Ela tem as seguintes finalidades: contribuir para formulação da política de saúde no âmbito do município, com propostas para o Plano Municipal de Saúde; definir a organização e as normas do seu funcionamento e eleger os membros do Conselho Municipal de Saúde.

Durante a programação será realizada palestra com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Participarão representantes dos mais diversos segmentos da sociedade. Seus delegados serão eleitos nas Pré-Conferências, conforme calendário já estabelecido pelo Conselho.

A primeira pré-conferência será no dia 23 de fevereiro de 2023, às 19h30, no Espaço da Arte, dirigida para trabalhadores de serviços de saúde do SUS, quando serão eleitos 40 delegados e 40 suplentes, bem como serão definidas as propostas do segmento para a conferência.

No dia 24 de fevereiro, no mesmo local e horário, será para os usuários do SUS municipal, com a escolha de 80 delegados e 80 suplentes, bem como as propostas do segmento. No dia 27 de fevereiro, às 19h30, no Espaço da Arte, envolverá gestores e prestadores de serviços de saúde do SUS municipal. Serão escolhidos 40 delegados titulares e 40 suplentes, bem como as propostas destes segmentos.