Confirmação de caso de raiva alerta para cuidados com morcegos

20 de março de 2015

Da assessoria

A Secretaria de Saúde confirmou nesta sexta-feira (20) um caso de raiva, após laudo de análise animal constatar a doença em um morcego. O mamífero foi coletado no bairro Vila Nova e, mesmo sendo um animal não hematófago – que se alimenta apenas de frutas – foi encaminhado para o teste laboratorial.

Para evitar a contaminação pelo vírus da doença, a Secretaria orienta para que as pessoas não tenham qualquer tipo de contato com morcegos, mesmo que mortos. “A raiva é uma doença transmissível ao ser humano e nunca se sabe se um animal pode estar contaminado ou não, por isso é importante evitar o contato”, explica a secretária Rose Mari Guarda.

As pessoas que avistarem algum morcego podem entrar em contato com a Vigilância em Saúde através do (46) 3520-2136. Técnicos da Prefeitura estão indo aos locais em que pode haver morcegos para verificar as situações, coletar o animal e encaminhar para análise.

Por ser uma doença grave e fatal, a Secretaria de Saúde orienta a população para manter animais domésticos presos, com as vacinas em dia. Em caso de contato com morcego, a recomendação é procurar imediatamente o serviço médico.

 




Pular para o conteúdo